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Paulo Freire: Sem a curiosidade não atingimos o conhecimento! |
Paulo Freire, o mais
influente educador brasileiro tinha por princípio buscar alternativas de educação
que desafiassem as atividades costumeiras da sala de aula.
Conhecido principalmente pelo método
de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento
pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é
conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da
sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da
própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente
Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do
conjunto de sua obra.
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Alunos fazem a trilha da Floresta Nacional |
Ao propor uma prática de sala de aula
que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino
oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas
burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo
Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas
receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que
se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas
não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência
dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos
a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o
educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos
ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
Paulo Freire afirmava ainda
que “sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca,
não aprendo nem ensino”.
Foi com esse espírito que
as turmas 704 e 705 do curso Técnico em Meio Ambiente da Unipacs de Taquara,
realizaram saída de campo para a Floresta Nacional (Flona) de São Francisco de
Paula, no dia 29 de setembro. Em meio a uma paisagem diferente da habitual, os
alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora características
da floresta ombrófila mista, a Mata de Araucária, presente no local.
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Alunos foram preparados para o desafio |
Apesar de não avistar
muitos animais silvestres durante a saída, no percurso da trilha para a Cascata
Bolo de noiva, as turmas encontraram diversas pegadas e rastros destes animais.
A realização da trilha
ainda contou com a participação especial de dois profissionais que estavam pela
Flona naquele dia, Alexandre Francisco Binotto, Engenheiro Florestal e Iuri Buffon,
Tecnólogo em Meio Ambiente, que acabaram enriquecendo ainda mais a aula.
Além das belas paisagens e
do conhecimento adquirido, a saída de Campo das turmas 704 e 705 teve ainda um
divertido momento de socialização durante o almoço.
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