sábado, 12 de setembro de 2015

RS É O TERCEIRO ESTADO EM ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL

Rio Grande do Sul ocupa terceira posição no país
O Rio Grande do Sul ocupa o terceiro lugar no país em acidentes de trabalho. Em média, um empregado morre a cada dois dias no estado. A maioria dos acidentes ocorre na indústria e na construção civil. Segundo dados da Previdência Social, o Rio Grande do Sul registrou 59.627 acidentes em 2013, com um total de 140 mortes no ano. No Brasil, foram 717.911 acidentes de trabalho, com um total de 2.797 óbitos.

A situação do estado em relação à prevenção de acidentes de trabalho e de resgate e emergência é foco de uma feira que reúne empresas e entidades do setor de segurança de trabalho anualmente, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, a PREVENSUL.

Juliano Kindlein teve sequelas depois do acidente
O socorrista Juliano Kindlein sobreviveu a um acidente, mas ficou com sequelas. “Depois que tu quebra uma vez uma junta, uma articulação, até hoje acaba incomodando. Doem as articulações por causa desse acidente”, diz.

A ajudante de hidráulica Gislene da Rosa Flores queimou parte do corpo em uma explosão. “Eu entrei no salão de festas para arrumar um cano e deixaram o fogão ligado. Daí explodiu. Quem pôde correr, correu. Infelizmente eu fiquei lá dentro”, conta.

Muitas empresas apostam na tecnologia para reduzir o número de acidentes. Mas para o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado (Sinditest-RS), ainda é pouco para mudar a estatística. “O trabalhador tem que ser colocado em um ambiente que tenha condições de trabalho e nesse ambiente ele ter os cuidados necessários. O que acontece é o contrário. Em qualquer ambiente, muitos ambientes precários, são colocadas pessoas para trabalhar e aí ele tem que ter o cuidado. Não funciona”, resume o presidente do sindicato, Nilson Laucksen.
Nilson Laucksen diz que trabalhador deve receber cuidados

Há 12 anos trabalhando em canteiros de obras, o operário Juarez Nunes viu muita coisa mudar. E hoje ele diz que equipamentos de proteção são indispensáveis. “Fiz um corte embaixo do meu pé trabalhando de chinelo de dedo. [Hoje] nem pensar, só na praia”, resume.

Fonte: www.g1.com.br - 24.04.2015

QUEM É O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO?



É o profissional que atua colaborando para o gerenciamento preventivo de riscos existentes no ambiente de trabalho, desenvolvendo ações para promover melhorias, garantindo a segurança e prevenindo acidentes. É responsável pelo processo de investigação e adequação de procedimentos para a execução de tarefas e atividades numa empresa. O Técnico em Segurança do Trabalho tem como atribuição executar os procedimentos de higiene e segurança do trabalho, promover e eventos para divulgação das normas de segurança da empresa, inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, instituir, treinar e apoiar a CIPA, entre outras.

A Escola UNIPACS dispõe do Curso Técnico em Segurança do Trabalho nas unidades de Esteio e Taquara. Peça mais informações pelos fones (51) 3473-0178 para ESTEIO e (51) 3541-2441 para TAQUARA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário