terça-feira, 20 de maio de 2014

AFASTANDO A OBESIDADE INFANTIL

A obesidade pode ser tratada ainda na infância
Para driblar a Obesidade, lembre-se que a alimentação infantil inicia-se no nascimento da criança, quando você mãe, começa a amamentação. O aleitamento materno é a melhor e mais completa alimentação para o bebê nos primeiros 6 meses de vida.

Ao passar dos dias e anos, eduque o paladar da criança, oferecendo alimentos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos. Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável.

Horários e rotina para a alimentação são fundamentais. A criança deve se alimentar em lugar calmo, arejado e limpo. A Variedade é importante, quanto mais cores, mais vitaminas e minerais serão oferecidos para seus filhos e claro, a dinâmica em criar um prato atrativo, faz toda a diferença para chamar a atenção dos pequenos. Invista em sanduíches com caretas, casinhas, carros e até mesmo navios. Eles Adoram!!!

As sopas de verduras são boas alternativas
Outra forma para incrementar as verduras são na consistência de cremes, suflês e sopas super cheirosas!

Horários e rotina para a alimentação são importantes, sendo que a criança deve se alimentar de 3 em 3 horas, em lugar calmo, arejado e limpo. A alimentação feita de forma rápida, com barulho e em frente à televisão contribui para ela comer muito mais que o necessário, de maneira pouco prazerosa e sem degustar devidamente os alimentos.

Atenção!

Brincadeiras ligadas ao computador e ao videogame são mais um fator contribuinte para a questão da obesidade infantil.

Vocês Pais, devem ser exemplos!

As brincadeiras com jogos eletrônicos podem
contribuir no aumento do peso
Não adianta os pais estarem com o prato cheio de "porcarias" e insistir para que a criança coma saladas. A escola também tem a obrigação e o dever de oferecer merendas saudáveis, fortalecendo a atitude de proibição da venda de produtos prejudiciais nas suas cantinas.

Siga as Dicas práticas e saudáveis da Super Nutri Vanessa Mara Lodi para deixar seus “pequenos” esbanjando Saúde!!

- Regra número 1, ensine seu filho a se alimentar de 3 em 3h;

-Opte por alimentos saudáveis e gostosos como: cookies e biscoitos integrais doces ou salgados, cereais matinais elaborados com farinha integral, cucas recheadas com frutas e de preferência integrais, frutas secas (damascos e ameixas pretas) e barras de cereais na hora dos lanches;

A água de côco é uma alternativa ao refrigerante
-Substitua os refrigerantes por água de coco, sucos de frutas de 200ml ou até mesmo, chás de melissa e erva doce que auxiliam a acalmar os apressadinhos;

-Ofereça no lanche da tarde, sanduíches recheados com frango desfiado, peito de peru ou até mesmo um saboroso patê de atum com maionese light , mas claro, sempre decorando com cenoura em rodelas, alface e tomate pelo menos;

- Estipule o “DIA DA ALEGRIA”, ou seja, 1 vez na semana, seu filho tem direito ao dia dele e pode comer o que mais gostar e o melhor de tudo?? Sem culpa e livre de escapar da Reeducação Alimentar!

-Tenha em sua casa, alimentos saudáveis e á vista, como frutas, cereais integrais, sucos naturais, assim a cada dia mais, suas crianças irão se acostumar e aderir à alimentação correta;

-Seu Filho deve ser um atleta nato, ou seja, incentive a prática de atividade física como natação, futebol, vôlei, danças e até mesmo caminhadas em companhia dos pais e avós, esta tática reduz o índice de obesidade em 70% e sua família ganhará em disposição!
 
As atividades físicas devem ser incentivadas
- Por fim, estabeleça metas e dinâmicas, se por exemplo, seu filho consumir 3 frutas ao dia, ao final de cada mês, ganhará um brinde ou uma pequena mesada para comprar aquele brinquedo tão desejado!

Vamos começar agora!!?? Lembre-se o acompanhamento da Nutricionista é fundamental, pois assim seu filho obterá o máximo de variedade e qualidade no cardápio do dia-a-dia!

VANESSA MARA LODI
Especialista em Nutrição Esportiva, Suplementação, Estética e Reeducação Alimentar. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional.


Quem é o Técnico em Nutrição?


O Técnico em Nutrição é o profissional envolvido em todas as ações ligadas à alimentação humana, a partir de estudos das necessidades nutricionais dos indivíduos e da coletividade, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital, sob supervisão do nutricionista. Atua em ações de transporte, estocagem, seleção e preparo de alimentos visando seu aproveitamento integral e tomando cuidados com a segurança alimentar, a distribuição dos alimentos segundo normas específicas, a elaboração de cardápios de acordo com o público-alvo a que se destinam, além de inúmeras ações ligadas à avaliação do estado nutricional e à educação alimentar de indivíduos e das comunidades, operadores de cozinha, comerciantes de alimentos in natura e industrializados, bem como atividades de combate às doenças de origem alimentar e carências nutricionais.

A UNIPACS é parceira do PRONATEC e oferece Bolsas no Curso Técnico em Nutrição nas unidades de Esteio e Taquara.

Peça mais informações pelos telefones (51) 3473-0178 para Esteio e (51) 3541-2441 para Taquara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário