quarta-feira, 14 de outubro de 2015

NENHUMA MULHER SEM MAMA

Outubro é o mês de conscientização do Câncer de Mama
No mês em que o mundo celebra oficialmente a conscientização e prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o slogan “NENHUMA MULHER SEM MAMA”. O objetivo é alertar a população que a cirurgia da reconstrução mamária imediata não é vaidade, mas um direito de todas as mulheres que passam pelo processo de mutilação devido ao tratamento da doença. Apesar disso, segundo a Rede Goiana de Pesquisa em Mastologia, apenas 29,2% das pacientes brasileiras submetidas à mastectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram acesso à reconstrução em 2014.
Dr. Ruffo, presidente da Sociedade Brasileira
de Mastologia
Embora a reconstrução mamária tenha aumentado no período de 2008 a 2014, de 15% para 29,2%, cerca de  7,6 mil mulheres tratadas pelo SUS em 2014 não puderam ser beneficiadas pela Lei nº 12.802, que estabelece a reconstrução mamária como procedimento obrigatório no mesmo ato no qual foram retiradas as mamas. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Ruffo de Freitas Júnior, esse deve ser o foco: a necessidade de ampliar o número de cirurgiões disponíveis para fazer a reconstrução das mamas. “A mulher brasileira não merece ficar sem acesso à reconstrução imediata”, afirma ele.

Para Dr. Ruffo, os efeitos de uma mutilação parcial ou total são, em 90% dos casos, devastadores. A maioria das mulheres mastectomizadas fica anos aguardando pela cirurgia. “O fator psicológico é diretamente abalado e precisamos reverter essa realidade de baixo acesso à reconstrução”, diz o presidente. 
Pontos de localização para exames dos seios
A SBM tem priorizado a formação e o aperfeiçoamento dos mastologistas nesta área para ampliar o número de profissionais qualificados e aptos para a realização desse tipo de procedimento. “Avançamos muitos nos últimos anos através do legislativo. Precisamos, agora, compartilhar a informação qualificada e contribuir para a realização desses procedimentos”, completa ele, ressaltando que a reconstrução imediata é um direito de cada mulher que passa pela mastectomia, porém, só é realizada se as condições clínicas da paciente não oferecerem nenhum risco, ou seja, se houver segurança oncológica.   
Só no Brasil, segundo estimativa do INCA governo, serão mais de 57 mil novos casos de câncer de mama em 2015, assim como foi no ano passado. Por isso, durante o mês de outubro, as regionais da SBM irão realizar ações como corridas, exposições, palestras e mutirões com apoio das Secretarias de Saúde, ONGs e instituições de apoio a mulheres com câncer com o objetivo de repassar as formas de prevenção e tratamento, além de explicar como é feita a cirurgia da reconstrução mamária. “É importantíssimo alertar às mulheres nessas datas, já que todo o mundo está voltado para essa causa. A reconstrução imediata eleva a autoestima da mulher e, consequentemente, melhora sua qualidade de vida. Todas as mulheres têm esse direito”, alerta Dr. Ruffo, acrescentando que “tem muita vida após o câncer de mama”.
Atualmente há técnicas avançadas de
reconstituição das mamas
Sobre a reconstrução mamária imediata - É uma cirurgia que possibilita a reabilitação de pacientes submetidas à mastectomia e ajuda na recuperação emocional e no bem-estar das mulheres afetadas pelo câncer da mama. A Sociedade Brasileira de Mastologia realizou em agosto uma importante reunião de consenso entre os médicos e nela foi constatada que a reconstrução mamária imediata não oferece riscos adicionais para a maioria das pacientes com câncer de mama e pode ser oferecida com segurança.
Sobre a SBM – A Sociedade Brasileira de Mastologia é uma entidade sem fins lucrativos que representa cerca de dois mil mastologistas em território nacional. A SBM tem como compromisso disseminar informações à população sobre a importância da especialidade e a necessidade dos cuidados com a saúde mamária. Também atua junto a órgãos governamentais, no sentido de contribuir para a melhoria do sistema público de saúde – diagnóstico e tratamento – especialmente do câncer de mama. 
Fonte: www.sbmastologia.com.br – acesso em 14.10.15
QUEM É O TÉCNICO EM RADIOLOGIA?



O Técnico em radiologia é o profissional da área da saúde que realiza exames na área de radiologia, sob a forma de imagens internas do corpo humano, com o objetivo de diagnosticar problemas ou avaliar as condições do paciente. Suas funções compreendem na preparação, programação, operação do sistema de imagens, preparação do paciente e, muitas vezes, a produção de um relatório descritivo preliminar. Cabe também a esse profissional garantir a segurança do paciente e da equipe de exames. 

A UNIPACS possui o Curso Técnico em Radiologia nas unidades de Esteio e Taquara. Peça mais informações pelos fones (51) 3473-0178 para ESTEIO e (51) 3541-2441 para TAQUARA. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário