Na atualidade, a doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, afetando pessoas de meia idade e idosos. É uma doença degenerativa e progressiva que causa lesão no tecido cerebral, causando distúrbios da função cognitiva, do humor e comportamento.
Entre os sintomas mais comuns estão a perda gradual da memória recente, declínio do desempenho para as atividades cotidianas, diminuição do senso-crítico, desorientação no tempo/espaço, estados ansiosos e depressivos. É importante ressaltar que a dificuldade de memória benigna é um processo natural do envelhecimento de qualquer pessoa, não devendo ser associado de imediato à doença.
Nos estágios iniciais do Alzheimer a pessoa tem consciência de seu estado e sofre com as perdas graduais e irreversíveis, apresentando sentimento de angústia, frustração, raiva e estados depressivos. O portador passa a viver num mundo onde os objetos desaparecem, as explicações são rapidamente esquecidas e as conversas perdem o sentido. Em fases mais avançadas a sensação é de que tudo começa a cada momento, o mundo lhes parece estranho e ameaçador, necessitando de atenção, tolerância e cuidados especiais do familiar ou do cuidador.
Cuidar de uma pessoa com demência é presenciar de forma progressiva aperda da identidade, processo construído durante toda a vida e que vai se perdendo aos poucos. É importante o familiar evitar a sobrecarga emocional, física e social que ocorre ao atender o portador de Alzheimer, buscando ajuda, informações e suporte emocional em grupos de apoio familiar.
Nos estágios iniciais e intermediários da doença podem ser realizadas atividades de reabilitação, que utilizam recursos ainda preservados do paciente, visando maior independência e diminuição das alterações de humor e comportamento. É importante focar sempre seu potencial remanescente e não suas perdas, visando retardar a progressão da doença e melhor qualidade de vida.
Entender os processos do envelhecimento e elevar a discussão sobre a saúde, os cuidados e os benefícios que a terceira idade traz são alguns dos assuntos que serão abordados na primeira edição do seminário Moderna Idade — a Terceira Idade no século XXI, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre , nesta sexta-feira e no sábado.
O evento, aberto ao público em geral, será orientado por debates, discussões, atividades de lazer e desenvolvimento artístico. O projeto nasceu da necessidade e da vontade de adotar novas estratégias de relacionamento e de investimento, que atendam às especificidades dos idosos e de seu momento de vida, dizem os organizadores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira com mais de 60 anos já passa de 10 milhões.
A iniciativa conta com o apoio do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, com promoção e realização do Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre e da AGeventos Assessoria. A Unimed Porto Alegre estará presente com equipe médica, massagem e shiatsu.
As inscrições estão abertas e o ingresso é 1kg de alimento não perecível. Confira a PROGRAMAÇÃO:
30 de março de 2012 – sexta-feira 9h30-11h - Aprendendo a envelhecer Palestrantes: Flávio Kanter (Cardiologista); Marcello Blaya Pérez (Psiquiatra) e Newton Terra (Geriatra) 11h15-11h45 – Abertura Solene com autoridades 11h50-12h10 – Apresentação do Coral do SESC de Cachoeira do Sul 12h15-13h30 - Intervalo para almoço (livre) 13h30-13h50 - Apresentação de Dança Espanhola – ONG Movimento do Despertar para a 3ª Idade 14h-14h45 - Viajando por viajar Palestrantes: Flávio Del Mese (Fotógrafo Especialista em Viagens) 14h45-15h30 – Apresentação de Coral - SINAPERS e Grupo de Dança do Grupo ONCOARTE 15h30-16h15 - Onde Morar na Moderna Idade? - Desmistificando as casas geriátricas. Palestrante: Paulo Renato Canineu (Médico) 16h30-17h30 - Sexo na Moderna Idade Palestrantes: Sandra Scalco (Ginecologista e Sexóloga) e Carlos Cairoli (Urologista) 17h30-17h45 – Depoimento do Diretor do Filme - Dança da Vida Sexualidade na Terceira Idade e Convite para assistirem ao filme no sábado à tarde. Depoimento: Juan Zapata (Cineasta) 31 de março de 2012 – sábado 9h-10h - Segurança, direitos e serviços do idoso Palestrantes: Najla Maria Rodrigues dos Santos (Escrivã de Policia - Del. do Idoso) e Patrícia Grossi (Assistente Social) 10h10-11h10 - Empreendedorismo e Voluntariado na 3ª Idade Palestrantes: Cláudia Remião Franciosi (Psicóloga e Gerente da ONG Parceiros Voluntários) e Lourdes Kauffmann (Atriz de Teatro) 11h20-12h - Espiritualidade - Prevenção e casos de vida Palestrante: Fernando Lucchese (Cardiologista) 12h-12h15 – Apresentação do Coral ONG Movimento do Despertar para a 3ª Idade 12h15-13h30 – Intervalo para almoço (livre) 13h30-14h15 – Criatividade como Essência Palestrante: Júlio Conte (Psicanalista e Diretor de Teatro) 14h15-15h – Viver mais, sim. Mas o bom é viver melhor! Palestrante: Dra. Janete Viccari Barbosa (médica) 15h10-15h50 – HIPER na qualidade de vida, sem a TENSÃO da modernidade Palestrante: Rodrigo Medeiros 16h-16h30 – Apresentação do Grupo de Teatro ONCOARTE 16h40-18h – Filme: Dança da Vida Sexualidade na Terceira Idade – Juan Zapata | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário